Como medir os níveis do sinal da sua internet NET Claro

Como medir os níveis do sinal da sua internet Net Claro

Muitos não sabem mas um dos fatores mais importantes para o bom funcionamento da sua internet NET-Claro, é o nível de sinal que chega no seu Modem/Roteador.
Essa medição não é a de velocidade de internet e sim da qualidade em que o sinal está chegando pra você e interfere diretamente na velocidade e qualidade da sua internet.

Medindo os níveis do sinal Net Claro

1 – Entre no endereço http://niveis.virtua.com.br
2 – Prencha o campo “código da cidade” com os 3 primeiros dígitos do seu código de assinante (isso varia de acordo com a sua cidade, em São Paulo é 003).
Preencha o campo “MAC Adress” com o mac do seu modem roteador Net Claro.
Para descobrir esse número, basta acessar o endereço do IP do seu roteador em um navegador (que normalmente é 192.168.0.1 ou 192.168.1.1) e anotar o número sem pontos ou traços.
Copie o código captcha e clique em “consultar”.

Tela do site de teste de níveis de sinal

Conforme mostrado na figura, todos os números deverão estar VERDES, caso algum esteja vermelho, você deverá entrar em contato com o suporte técnico da operadora e solicitar reparo de sua rede.

O que significam esses números?

Para ficar mais fácil o entendimento, vamos explicar o que cada um desses números significam:

Receive Power/Downstream Power Level

Qualquer valor dentro do intervalo de trabalho é bom.
Imagine: Este é o volume que você está ouvindo uma pessoa do outro lado da sala falar/gritar com você.
Números Negativos Elevados: A pessoa fala muito baixo e você não pode ouvi-lo bem!
Números Positivos Elevados: A pessoa fala muito alto, gritando e você não pode ouvi-lo claramente, pois você não entende o que ele está dizendo

Transmit Power/Upstream Power Level

Potência de transmissão, quanto menor é melhor, essa é potência que o modem deve utilizar para que o outro na extremidade da operadora (NET, por exemplo) possa receber um sinal satisfatório.
Imagine: É o quão alto você teria que gritar para que a pessoa do outro lado da sala pudesse ouvi-lo, quanto maior o número, mais alto você estaria gritando.

Signal to Noise Ratio(SNR)

É a relação de sinal e ruído numa transmissão de dados.
Imagine: Você tentando conversar com a pessoa do outro lado da sala e várias outras pessoas gritando junto com você, se essa quantidade de pessoas que falam junto for muito grande fica impossível comunicar-se, ou seja muito ruído e pouco sinal. Sala quieta e vocês conversando, pouco ruído e ótima relação de sinal e ruído.

Quais são os níveis ideais?

Para que sua internet funcione bem, os níveis deverão estar dentro dos seguintes padrões:

Sinal RX/Receive Power Level/Downstream Power Level: Entre -10 e +10 dBmV
Sinal TX/Transmit Power Level/Upstream Power Level: Entre 40dbmV e 51dbmV
Signal to Noise Ratio(SNR DS): Entre 36dB e 45dB
Signal to Noise Ratio(SNR UP): Acima de 27dB

Se o seu sinal está dentro dos níveis ideais de potência, o seu modem vai funcionar perfeitamente.
Se o seu sinal está dentro dos nominais, que é o padrão na maioria dos modens, mas estão fora dos ideais, o seu modem provavelmente irá funcionar, mas pode estar sujeitos a problemas. Os níveis nominais são:

Sinal RX/Receive Power Level/Downstream Power Level: Entre -15 e +15 dBmV
Sinal TX/Transmit Power Level/Upstream Power Level: Entre 30dbmV e 56dbmV
Signal to Noise Ratio(SNR DS): Maior ou igual a 33dB
Signal to Noise Ratio(SNR UP): Acima de 27dB

Agora,se o seu sinal estiver totalmente fora dos níveis nominais de potência, você provavelmente terá problemas de conexão.

Para saber mais detalhadamente como realizar essa medição, assista esse video onde explicamos passo-a-passo todo o processo:

Ainda com problemas em sua conexão? Nós da TI implementamos redes locais ou remotas de acordo com a necessidade de sua casa ou empresa, baseada em estudo da estrutura para qual será usada. Atuamos desde a instalação de cabeamento, hubs, racks, switchs e roteadores. Com internet wireless (wi-fi) ou cabeada.

Realizamos a instalação e configuração do Roteadores para internet wi-fi com tecnologia Hotspot (check-in no facebook) para estabelecimentos comerciais. Entre em contato com a gente!

Leia também

Qual a importância do Backup 

Como consultar o saldo do FGTS via internet

O que você acha?

19 Comments:
29/05/2019

Funcionou, obrigado.

29/05/2019

Que ótimo Douglas!!

Abraços de toda equipe ProsoluTI.

26/06/2019

Sabe informar porque alguns dias a configuracao se perde voltando para a opcao autenticacao de cliente? sendo necessario refazer o procedimento.

15/08/2019

Bom dia Paulo, tudo bem?
Realmente pode ocorrer com algumas maquinas, acreditamos ter alguma relação com o antivírus.
Como sugestão, dentro das propriedades da certificadora raiz brasileira v5, ao invés de marcar a autenticação do servidor, ative a opção “ativar todas as funcionalidades deste certificado”.

Grande abraço da equipe ProsoluTI.

27/08/2019

Boa tarde Paulo, tudo bem?
Conseguimos descobrir por qual motivo as configurações se perdem.

https://www.youtube.com/watch?v=YbEWkvNgRuM

Abraços de toda equipe ProsoluTI.

12/08/2019

“Sabe informar porque alguns dias a configuracao se perde voltando para a opcao autenticacao de cliente? sendo necessario refazer o procedimento.”

Paulo, Acontece a mesma coisa no meu computador, alguém sabe como solucionar?

15/08/2019

Bom dia Alexandre, tudo bem?
Realmente pode ocorrer com algumas maquinas, acreditamos ter alguma relação com o antivírus.
Como sugestão, dentro das propriedades da certificadora raiz brasileira v5, ao invés de marcar a autenticação do servidor, ative a opção “ativar todas as funcionalidades deste certificado”.

Grande abraço da equipe ProsoluTI.

27/08/2019

Boa tarde Alexandre, tudo bem?
Conseguimos identificar o problema de perder as configurações.
Segue o novo vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=YbEWkvNgRuM

Abraços de toda equipe ProsoluTI.

27/08/2019

Boa tarde Alexandre, tudo bem?
Conseguimos descobrir por qual motivo as configurações se perdem.

https://www.youtube.com/watch?v=YbEWkvNgRuM

Abraços de toda equipe ProsoluTI.

27/08/2019

Boa tarde!!

Muito obrigado! dias sem acesso agora funcionou perfeitamente!

27/08/2019

Muito obrigado pelo retorno!!

Abraços de toda equipe ProsoluTI.

04/09/2020

Ola,
Acesso normalmente o ECAC, mas na hora se assinar o documento aparece mensagem que o certificado é inválido, já fiz várias configurações e nada, o que pode ser?

26/08/2022

Ocorreu um erro ao gravar o cancelamento na BlockChain. vcs sabem alguma coisa a respeito desse erro ao solicitar o cancelamento do compartilhamento de dados para pronampe?

08/09/2022

Olá Georgia, como vai?
Esse erro ocorre devido a problemas no sistema do pronampe, conforme você pode observar no seguinte link disponibilizado no site da receita federal:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco/empresa/canais-de-atendimento-a-distancia/pronampe_compartilhamento

Desta forma, só podemos aguardar a correção por parte deles.
Abraço,
informaTI

12/01/2023

Boa tarde Pessoal.
Estou com um problema ao tentar assinar uma procuração, se alguém, poder me ajudar no sentido, Erro: “Assinatura não foi realizado. Ocorreu um erro inesperado durante a assinatura” no site do ecac. Ela roda junto com o Assinador Serpro no segundo plano, porém dando sempre esse erro. Já atualizei o Java, adicionei os sites, limpei o historico do navegador e adicionei o sites no Pop-ups e redirecionamentos, porém sem sucesso. Alguém uma ideia de uma solução acertiva?

18/01/2023

Boa tarde Ricardo, o site ficou uns dias com essa funcionalidade indisponível, mas já está funcionando… qualquer dúvida estamos a disposição!

21/06/2023

Boa tarde!

Consegui acessar o eCAC somente 1 vez, sem problemas. Quando tento novamente, aparece a mensagem “A sua sessão expirou por tempo de inatividade ou você já clicou no botão Sair com Segurança. Para voltar a utilizar o sistema, feche a janela do seu navegador e acesse-o novamente.”. Mesmo eu fechando a pagina e reabrindo o navegador, nào gera a página para login novamente, aparecendo sempre essa mensagem. Como poderia resolver? obrigado

12/12/2023

Após fazemos a juntada de documentos as assinaturas digitais ficam corrompidas com isso todas as nossas solicitações estão sendo indeferidas

One Trackback:

[…] Como corrigir erros no E-Cac Como corrigir erros no E-cac: mais dicas […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Contato

Deixe sua TI com a gente e foque no seu negócio

A informaTI é uma empresa líder no setor de tecnologia da informação, dedicada a fornecer soluções abrangentes para atender às demandas do seu negócio.

O que oferecemos:
Solicite nossa ajuda