A informaTI explica qual a importância do Backup para você e para sua empresa.
Hoje em dia é difícil imaginar uma pessoa que não tenha um celular e um computador repleto de fotos, contatos, arquivos da faculdade, trabalho, vídeos de seus filhos, animais de estimação. Enfim, arquivos que quando perdidos jamais poderão ser recuperados.
Se a perda de arquivos pessoais pode ser extremamente desagradável, imagine se todos os arquivos de uma empresa fossem perdidos? A perda de dados de clientes, vendas, contratos entre outras coisas, pode causar danos irreversíveis a uma instituição.
Pensando nessa questão de segurança da informação, uma maneira de garantir que seus arquivos estejam sempre seguros, tanto no caso de perdas quanto no de alterações indevidas é a realização de backups.
O que é Backup?
A palavra em inglês Backup, significa em português “cópia de segurança” e segundo o Wikipédia é:
“a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados”.
Sendo assim, seus arquivos são copiados para um outro local e podem ser acessados caso aconteça algum problema e os originais. Sejam perdidos devido a vírus, problemas físicos no computador ou no caso de alguém apagar de forma proposital ou alterar sem querer por exemplo.
Onde fazer um Backup?
Os backups podem ser realizados em dispositivos físicos como outro computador, pendrive, CD, HD externo, fitas magnéticas e servidores locais ou através de servidores em nuvens onde os dados são salvos em servidores virtuais (assim como ocorrem com e-mails por exemplo).
Como uma estratégia ainda mais completa, pensando em um ambiente corporativo, os dois tipos de backup podem ser associados, mantendo cópias dentro e fora do ambiente da empresa evitando que os dados sejam perdidos em caso de problemas de infraestrutura local.
Como realizar um Backup?
Um backup pode ser manual no caso de uso pessoal, assim é necessário salvar cada arquivo em outro dispositivo. No caso de empresas, o backup automático é o mais indicado, onde é utilizado um programa ou script que salva os dados sem a necessidade de interação do usuário.
Quando realizar um Backup?
A periodicidade dos backups pode variar de acordo com a necessidade de cada pessoa ou empresa, assim, as cópias podem ser feitas diariamente ou em determinados períodos como semanalmente ou mensalmente por exemplo, sempre optando por um horário que não atrapalhe a rotina de trabalho da sua empresa.
Planejar para se garantir
A proteção dos seus dados pessoais e dos dados de sua empresa é imprescindível. Sendo assim, um planejamento de backup torna-se uma prioridade para que imprevistos não causem prejuízos ou a perda de confiança por parte dos clientes.
Dentre os diversos tipos de vírus que podem infectar computadores e servidores causando danos a seus dados, os mais temidos atualmente são os chamados “ransomwares” como o “WannaCry” que infectou mais de 150 países e grandes empresas e organizações como a FedEx, Renault e o Serviço Nacional de Saúde da Grã-Bretanha no ano passado.
Esse tipo de malware, criptografa todos os dados de uma máquina impedindo o proprietário de acessá-los e cobra um valor em dinheiro para que eles sejam recuperados. Um backup atualizado protegerá desta e de outras categorias de ataque, realizando a restauração dos dados sem a necessidade de aborrecimentos ou pagamento de resgates.
A informaTI pode te ajudar na implementação de uma rotina de backups para você ou sua empresa. Entre em contato conosco!
Leia também
[…] fazer backup de tudo, tanto para a nuvem, quanto para discos e unidades físicas locais.Estes backups podem incluir toda a configuração de um dispositivo, ou seja, você restaura novamente um […]