Suporte Técnico de TI: O que é?

Suporte Técnico de TI: O que é?

A informaTI é um empresa especializada em Suporte Técnico de TI. Mas você sabe exatamente o que é esse serviço?

Suporte Técnico

Segundo definição do Wikipédia, Suporte Técnico é um serviço que presta assistência intelectual (conhecimentos), tecnológica (manutenção) e material (peças de reposição) a um cliente ou grupo de clientes com o fim de solucionar problemas técnicos, portanto relacionados a produtos tecnológicos tais como telefones celulares, televisões, aparelhos de som, computadores e software. De maneira geral, o foco do serviço é ajudar o cliente a resolver problemas específicos de um produto, ao invés de fornecer treinamento, personalização ou qualquer outro serviço de suporte.

Suporte Técnico de TI

Quando o suporte técnico entra no universo da TI (tecnologia da informação) recebe os nome de Help Desk e Service Desk.

Help Desk

O Help Desk é o primeiro nível do suporte técnico de TI e presta atendimento ao cliente centralizando chamados em uma única plataforma, tem o objetivo de resolver questões técnicas mais simples como dificuldades em utilização de programas ou falta de internet.
Entre as atividades realizadas pela área, também podemos citar o registro de reclamações, falhas e outros problemas, esclarecimento de dúvidas e requisição de serviços.
Ele pode ser acionado por diversos canais da informaTi — telefone, e-mail, chat e whatsapp — e cada vez que um cliente entra em contato, é feito um registro e a abertura de um chamado, que vem com um número de protocolo para acompanhamento. Neste chamado é colocado todo problema ou requisição indicada pelo solicitante, bem como a resolução aplicada pelo Analista após atendimento remoto.

Service Desk

É o segundo nível do atendimento do suporte técnico de TI, ele fica a cargo da resolução de problemas mais complexos. Aqui, o foco é resolver problemas que levam mais tempo para serem solucionados, situações mais complexas e, portanto, a equipe deve ser mais especializada, visto que é necessário maior conhecimento técnico para garantir a qualidade e eficiência no atendimento.
Essa área também trabalha com chamados abertos pelos canas de comunicação da informaTI, porém, o atendimento também pode ser feito remotamente ou presencialmente, se é o caso de realizar algum reparo ou troca que demandam o trabalho de um profissional mais qualificado.

O Atendimento

Nesse formato de atendimento de dois níveis, o profissional de TI acessa a rede do cliente remotamente por meio de um terminal próprio. Ele, então, fornece uma resolução sem precisar se deslocar fisicamente. Essa solução costuma ser mais rápida e econômica, possibilitando ao usuário permanecer em sua casa ou escritório enquanto recebe o suporte necessário. E, caso for necessário, uma visita é agendada e o atendimento presencial é realizado.

Como entender na prática

Imagine que seu computador está lento e você entra em contato com a informaTI:

Caso um: O Analista Help Desk realiza o acesso remoto e percebe que a lentidão é causada por um programa desnecessário instalado. Como trata-se de um chamado que pode ser resolvido naquele momento de modo simples, o Analista resolve desinstalando o software.

Caso dois: O Analista Help Desk realiza o acesso remoto e percebe que a lentidão é causada por um problema físico. Neste caso entra em ação Service Desk que detecta que a lentidão é devido ao estado crítico do HD da máquina, assim fará a substituição da peça em uma visita presencial agendada.

O Analista de TI

O Analista técnico de suporte é um profissional de TI treinado e capacitado a prestar suporte técnico presencial ou remoto ao cliente/usuário. Ou seja, ele visa solucionar problemas relacionados ao funcionamento dos computadores de uma empresa e possui grande conhecimento acerca de sofware e hardware, além de formação acadêmica e constante atualização de conhecimentos, já que se trata de um área que evolui muito rapidamente.

Terceirização de Suporte Técnico de TI

A informaTi é um empresa que oferece serviços terceirizados em Suporte Técnico de TI, ofertando aos seus clientes profissionais gabaritados que realizam todo tipo de suporte relacionado aos computadores, servidores, internet e rede da sua empresa.

Esta terceirização de serviços de TI visa a diminuição de gastos e a excelência dos serviços ,porque , além de mitigar os custos operacionais relacionados ao recrutamento, seleção e contratação de pessoal, essa prática também garante o atendimento dos chamados de forma rápida e precisa.

Entre em contato com a informaTi e faça um orçamento sem compromisso. Temos planos personalizados para pequenas, médias e grandes empresas de qualquer ramo de atividade.

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O que você acha?

19 Comments:
29/05/2019

Funcionou, obrigado.

29/05/2019

Que ótimo Douglas!!

Abraços de toda equipe ProsoluTI.

26/06/2019

Sabe informar porque alguns dias a configuracao se perde voltando para a opcao autenticacao de cliente? sendo necessario refazer o procedimento.

15/08/2019

Bom dia Paulo, tudo bem?
Realmente pode ocorrer com algumas maquinas, acreditamos ter alguma relação com o antivírus.
Como sugestão, dentro das propriedades da certificadora raiz brasileira v5, ao invés de marcar a autenticação do servidor, ative a opção “ativar todas as funcionalidades deste certificado”.

Grande abraço da equipe ProsoluTI.

27/08/2019

Boa tarde Paulo, tudo bem?
Conseguimos descobrir por qual motivo as configurações se perdem.

https://www.youtube.com/watch?v=YbEWkvNgRuM

Abraços de toda equipe ProsoluTI.

12/08/2019

“Sabe informar porque alguns dias a configuracao se perde voltando para a opcao autenticacao de cliente? sendo necessario refazer o procedimento.”

Paulo, Acontece a mesma coisa no meu computador, alguém sabe como solucionar?

15/08/2019

Bom dia Alexandre, tudo bem?
Realmente pode ocorrer com algumas maquinas, acreditamos ter alguma relação com o antivírus.
Como sugestão, dentro das propriedades da certificadora raiz brasileira v5, ao invés de marcar a autenticação do servidor, ative a opção “ativar todas as funcionalidades deste certificado”.

Grande abraço da equipe ProsoluTI.

27/08/2019

Boa tarde Alexandre, tudo bem?
Conseguimos identificar o problema de perder as configurações.
Segue o novo vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=YbEWkvNgRuM

Abraços de toda equipe ProsoluTI.

27/08/2019

Boa tarde Alexandre, tudo bem?
Conseguimos descobrir por qual motivo as configurações se perdem.

https://www.youtube.com/watch?v=YbEWkvNgRuM

Abraços de toda equipe ProsoluTI.

27/08/2019

Boa tarde!!

Muito obrigado! dias sem acesso agora funcionou perfeitamente!

27/08/2019

Muito obrigado pelo retorno!!

Abraços de toda equipe ProsoluTI.

04/09/2020

Ola,
Acesso normalmente o ECAC, mas na hora se assinar o documento aparece mensagem que o certificado é inválido, já fiz várias configurações e nada, o que pode ser?

26/08/2022

Ocorreu um erro ao gravar o cancelamento na BlockChain. vcs sabem alguma coisa a respeito desse erro ao solicitar o cancelamento do compartilhamento de dados para pronampe?

08/09/2022

Olá Georgia, como vai?
Esse erro ocorre devido a problemas no sistema do pronampe, conforme você pode observar no seguinte link disponibilizado no site da receita federal:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco/empresa/canais-de-atendimento-a-distancia/pronampe_compartilhamento

Desta forma, só podemos aguardar a correção por parte deles.
Abraço,
informaTI

12/01/2023

Boa tarde Pessoal.
Estou com um problema ao tentar assinar uma procuração, se alguém, poder me ajudar no sentido, Erro: “Assinatura não foi realizado. Ocorreu um erro inesperado durante a assinatura” no site do ecac. Ela roda junto com o Assinador Serpro no segundo plano, porém dando sempre esse erro. Já atualizei o Java, adicionei os sites, limpei o historico do navegador e adicionei o sites no Pop-ups e redirecionamentos, porém sem sucesso. Alguém uma ideia de uma solução acertiva?

18/01/2023

Boa tarde Ricardo, o site ficou uns dias com essa funcionalidade indisponível, mas já está funcionando… qualquer dúvida estamos a disposição!

21/06/2023

Boa tarde!

Consegui acessar o eCAC somente 1 vez, sem problemas. Quando tento novamente, aparece a mensagem “A sua sessão expirou por tempo de inatividade ou você já clicou no botão Sair com Segurança. Para voltar a utilizar o sistema, feche a janela do seu navegador e acesse-o novamente.”. Mesmo eu fechando a pagina e reabrindo o navegador, nào gera a página para login novamente, aparecendo sempre essa mensagem. Como poderia resolver? obrigado

12/12/2023

Após fazemos a juntada de documentos as assinaturas digitais ficam corrompidas com isso todas as nossas solicitações estão sendo indeferidas

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[…] Como corrigir erros no E-Cac Como corrigir erros no E-cac: mais dicas […]

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