Suporte Técnico de TI: O que é?
A informaTI é um empresa especializada em Suporte Técnico de TI. Mas você sabe exatamente o que é esse serviço?
Suporte Técnico
Segundo definição do Wikipédia, Suporte Técnico é um serviço que presta assistência intelectual (conhecimentos), tecnológica (manutenção) e material (peças de reposição) a um cliente ou grupo de clientes com o fim de solucionar problemas técnicos, portanto relacionados a produtos tecnológicos tais como telefones celulares, televisões, aparelhos de som, computadores e software. De maneira geral, o foco do serviço é ajudar o cliente a resolver problemas específicos de um produto, ao invés de fornecer treinamento, personalização ou qualquer outro serviço de suporte.
Suporte Técnico de TI
Quando o suporte técnico entra no universo da TI (tecnologia da informação) recebe os nome de Help Desk e Service Desk.
Help Desk
O Help Desk é o primeiro nível do suporte técnico de TI e presta atendimento ao cliente centralizando chamados em uma única plataforma, tem o objetivo de resolver questões técnicas mais simples como dificuldades em utilização de programas ou falta de internet.
Entre as atividades realizadas pela área, também podemos citar o registro de reclamações, falhas e outros problemas, esclarecimento de dúvidas e requisição de serviços.
Ele pode ser acionado por diversos canais da informaTi — telefone, e-mail, chat e whatsapp — e cada vez que um cliente entra em contato, é feito um registro e a abertura de um chamado, que vem com um número de protocolo para acompanhamento. Neste chamado é colocado todo problema ou requisição indicada pelo solicitante, bem como a resolução aplicada pelo Analista após atendimento remoto.
Service Desk
É o segundo nível do atendimento do suporte técnico de TI, ele fica a cargo da resolução de problemas mais complexos. Aqui, o foco é resolver problemas que levam mais tempo para serem solucionados, situações mais complexas e, portanto, a equipe deve ser mais especializada, visto que é necessário maior conhecimento técnico para garantir a qualidade e eficiência no atendimento.
Essa área também trabalha com chamados abertos pelos canas de comunicação da informaTI, porém, o atendimento também pode ser feito remotamente ou presencialmente, se é o caso de realizar algum reparo ou troca que demandam o trabalho de um profissional mais qualificado.
O Atendimento
Nesse formato de atendimento de dois níveis, o profissional de TI acessa a rede do cliente remotamente por meio de um terminal próprio. Ele, então, fornece uma resolução sem precisar se deslocar fisicamente. Essa solução costuma ser mais rápida e econômica, possibilitando ao usuário permanecer em sua casa ou escritório enquanto recebe o suporte necessário. E, caso for necessário, uma visita é agendada e o atendimento presencial é realizado.
Como entender na prática
Imagine que seu computador está lento e você entra em contato com a informaTI:
Caso um: O Analista Help Desk realiza o acesso remoto e percebe que a lentidão é causada por um programa desnecessário instalado. Como trata-se de um chamado que pode ser resolvido naquele momento de modo simples, o Analista resolve desinstalando o software.
Caso dois: O Analista Help Desk realiza o acesso remoto e percebe que a lentidão é causada por um problema físico. Neste caso entra em ação Service Desk que detecta que a lentidão é devido ao estado crítico do HD da máquina, assim fará a substituição da peça em uma visita presencial agendada.

O Analista de TI
O Analista técnico de suporte é um profissional de TI treinado e capacitado a prestar suporte técnico presencial ou remoto ao cliente/usuário. Ou seja, ele visa solucionar problemas relacionados ao funcionamento dos computadores de uma empresa e possui grande conhecimento acerca de sofware e hardware, além de formação acadêmica e constante atualização de conhecimentos, já que se trata de um área que evolui muito rapidamente.
Terceirização de Suporte Técnico de TI
A informaTi é um empresa que oferece serviços terceirizados em Suporte Técnico de TI, ofertando aos seus clientes profissionais gabaritados que realizam todo tipo de suporte relacionado aos computadores, servidores, internet e rede da sua empresa.
Esta terceirização de serviços de TI visa a diminuição de gastos e a excelência dos serviços ,porque , além de mitigar os custos operacionais relacionados ao recrutamento, seleção e contratação de pessoal, essa prática também garante o atendimento dos chamados de forma rápida e precisa.
Entre em contato com a informaTi e faça um orçamento sem compromisso. Temos planos personalizados para pequenas, médias e grandes empresas de qualquer ramo de atividade.
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