SEO (Search Engine Optimization)

SEO (Search Engine Optimization)

Você possui dúvidas em relação ao SEO? Não se preocupe, pois a equipe da informaTI preparou esse blog especialmente para você. Iremos te ajudar a entender sobre ferramentas que irão impulsionar suas páginas da internet para os primeiros lugares.

E para isso contaremos com o Google, pois será ele quem irá indexar seu site nas primeiras opções, para a pessoa que pesquisou determinada palavra chave que tenha haver com o seu site.

SEO: O que é?

O SEO ou Search Engine Optimization foi mencionado pela primeira vez em 1997, em um livro chamado “Net Results”, escrito por Bob Heyman, Leland Harden e Rick Bruner.

Ao longo dos anos, a ferramenta do SEO veio se aprimorando para melhor: ela é uma ferramenta que como o próprio nome diz proporciona uma Otimização para os Motores de Busca.

O SEO funciona como um determinado conjunto de algoritmos que influencia no ranking de buscas de uma determinada pagina através das palavras chaves que a pessoa pesquisou.

Mas para que sua página esteja entre as primas das buscas do Google, existe um grande trabalho por trás de tudo. E nós da informaTI iremos te explicar tudo o que for necessário sobre o SEO.

O que são os Algoritmos do Google?

Muitas pessoas não conhecem o SEO e principalmente não sabem o que é um algoritmo do google.

Os algoritmos do google são responsáveis por filtrar e analisar quais os resultados mais relevantes para a pesquisa do usuário. E o Google pode filtrar mais de 200 ranqueamentos, e analisar a ordem das páginas que serão mostradas.

Mas para que tudo saia corretamente, o algoritmo do google está em constante atualização, garantindo que o Marketing da sua empresa esteja em segurança e que você tenha oportunidade de aparecer no índice principal.

Essas atualizações anuais, também conhecidas como core updates, trazem mudanças para melhorar usabilidade do SEO, entre outras ferramentas do próprio Google.

SEO: Quais os Processos de Retorno de Pesquisa?

Para que você tenha o retorno de pesquisa que você tanto espera, existem três pontos que serão feitos antes. São eles:

Rastreamento

No primeiro processo os robôs do google iram utilizar seus algoritmos para definir o nível de frequência e priorização das suas páginas, em seguida após as páginas terem sido separadas serão mostradas ao usuário que fez a pesquisa.

Indexação

Após o rastreamento os robôs do google iram mostrar ao usuário uma página de resultados indexados, ou então um grande banco de dados de resultados. E nesse banco de dados são encontradas informações importantes sobre as páginas encontradas. Como:

  • Data da Publicação;
  • Região da Publicação;
  • Conteúdo da Página;
  • Dados Estruturados;
  • Título da Página.

Resultados Relevantes

Com a indexação feita, o Google mostrará ao usuário resultados relevantes de acordo com a palavra chave que ele pesquisou. E ela não pega cinco resultados relevantes, dependendo da palavra o google pode encontra até 200 resultados relevantes.

SEO: Quais os Fatores de Ranqueamento do Google?

Como já havíamos dito o Google faz uma lista de ranqueamento de páginas que serão exibidas aos usuários. Mas para que isso aconteça você terá que colocar toda criatividade e cautela no seu conteúdo.

Ter um bom conteúdo e que seja atual, será de extrema importância para o marketing da sua empresa e o Google sempre estará te ajudando nos ajustes para garantir a melhor experiência do seu conteúdo para os usuários.

Por isso, para que sua empresa tenha um ranqueamento de qualidade, iremos te mostrar os principais requisitos que irão te ajudar nessa etapa. São eles:

Experiência da Página

Esse é um dos requisitos mais importantes. Pois existe uma ferramenta chamada UX (Experiencia do Usuário) que tem como objetivo entender quais são os tópicos mais pesquisados sobre determinado assunto e como está a experiência do usuário.

E para que você saia com medalha de ouro nesse requisito, uma boa dica é ter um site com uma estrutura limpa, direta e que tenha a cara da sua empresa.

Site que quando o usuário entrar, terá uma boa experiencia na página, pois tudo estará de fácil acesso e assim que entrar saberá do que sua empresa se trata.

E para que o seu usuário tenha a experiencia que ele merece a equipe da informaTI procura fazer a estrutura do seu site dentro do SEO de Experiencia de Página:

  • Deixando seu Site Limpo;
  • Com a Navegação de Fácil Uso;
  • Opções do Site de Fácil Visualização;
  • Logo de Alta Qualidade;
  • Com as Cores da sua Empresa;
  • Site Seguro.

Velocidade de Página

Mas você sabia que para alguns usuários o requisito primordial citado anteriormente não é o suficiente? Não? Pois é, isso é verdade, mas não se preocupe pois isso pode acontecer um dia com qualquer site.

Nós da informaTI tiramos de letra o requisito de velocidade de página. Garantindo que seus usuários fiquem até o final da navegação. Muitas pessoas costumam sair dos sites antes mesmo dele abrir, pois demora um grande tempo para carregar. E isso acontece pelos seguintes fatores:

  • Imagens de Grande Resolução;
  • Falta de Eliminação de Itens Desnecessários no Site;
  • Não Realizar a Limpeza do Cache do Servidor.

Muitas empresas não realizam nenhum dos três itens fazendo com que seus sites demorem muito para carregar. E se isso acontece eles podem receber algo que nenhuma empresa gostaria: a Bounce Rate (Taxa de Rejeição).

Mas com a gente a história é outra. Para seu site procuramos as melhore imagens e abaixamos a resolução, mas nunca perdendo a qualidade da imagem. Nossa estrutura de site é padrão como mostramos a cima, deixando seu site livre de opções de navegações desnecessárias (mas caso você queira acrescentar algo é sempre bem vindo). E sempre realizamos a limpeza do cache do seu site assim o servidor não ficará comprometido.

Mobile First

Como todos sabem, não realizamos pesquisas somente nos computadores, mas também nos celulares. Que por sinal é onde fica o maior número de tráfego, por isso o certo é sempre realizarmos uma estrutura que também seja do agrado do usuário ao pesquisar no celular.

Toda a estrutura que ao ver no computador fica um colírio para os olhos, ao ver no celular em seguida pode estar tudo de ponta cabeça. Assim é preciso na hora de montar o site sempre ter um acompanhamento de visão mobile para garantir a estrutura.

Na hora da montagem do seu site, a informaTI conta com a ajuda de um sistema de conteúdo de site que irá nos ajudar a deixar dentro dos conformes. Tanto para Computadores, quanto para celulares. Os requisitos mais importantes para celulares são:

  • Grid fluída;
  • Medidas não fixas;
  • Textos e imagens flexíveis.

Otimização

Nesse requisito juntamos os três primeiros requisitos mais algumas novidades. Pois a estrutura do seu site é primordial que tenha acesso, onde o usuário terá todas as respostas que procura ali mesmo.

Aqui os robôs do Google irão fazer uma varredura nas páginas da web. Os melhores conteúdos que se encaixarem nesses requisitos irão aparecer entre os 20 primeiros dos resultados relevantes. Os requisitos são:

  • Título da página ou do artigo condizente com o conteúdo ou marca;
  • Meta Description;
  • URL amigável e condizente com o endereço da página;
  • Uso de imagens com texto alternativo;
  • Headings H1, H2 e H3 para manter a hierarquia de prioridades da página;
  • Linkagem Interna bem aplicada;
  • Sitemap.XML que facilitam a interpretação do site.

Título

A escolha do título é algo muito importante. Pois o título sempre deve ser direto e prático, sempre procure um título que ao ler o leitor já saiba do que aquele conteúdo irá tratar.

O Título é de extrema importância na hora do SEO. E para que o seu título passe na vistoria do SEO ele deve ter até 65 Caracteres. Óbvio muitas vezes 65 caracteres não é o suficiente.

O Google consegue ler um número maior que 65, porem essa quantidade é o número que ela consegue mostrar nos resultados.

Meta-Descrição

A meta descrição é aquele resumo que que você encontra embaixo do link no momento dos resultados exibidos pelo google. Esse resumo irá é a chave para você tentar convencer o usuário a clicar no link.

Na meta descrição você irá precisar fazer um breve resumo sobre o conteúdo que você irá tratar. Nesse resumo você irá precisar passar para o leitor curiosidade, criatividade e interesse.

URL

A URL passa confiança ao usuário. Pois muitas pessoas não confiam em apertar um site que tenha códigos no link como muitos números.

Na URL além de ser muito importante para o SEO pois o robô do Google fará a análise para verificar se a palavra chave escolhida se encontra no link. Como por exemplo:

O nome da nossa matéria de exemplo é “Até quanto vale investir no Google Ads”. Nossa Palavra Chave é: “Google Ads”. Na nossa URL colocamos:

https://informati.com.br/ate-quanto-vale-investir-no-google-ads/

Tendo uma URL prática, limpa e que tenha a palavra-chave, seu SEO irá verificar seu conteúdo de forma positiva.

Imagens

No SEO as imagens possuem um peso na verificação. Por isso primeiramente você deve decidir o formato da imagem que você irá inserir no seu conteúdo. A nossa indicação é que você escolha entre PNG ou JPEG.

A PNG você ter uma imagem de alta qualidade porém ela vai pesar muito seu conteúdo pois possui uma resolução muito alta, e irá causar o que falamos anteriormente, a lentidão no seu site.

Já a JPEG tem uma qualidade moderada e irá fluir perfeitamente no seu site. Caso você queira aumentar um pouco sua qualidade você poderá fazer isso depois sem problemas.

Outro ponto de extrema importância nas imagens é antes de subir a imagem no conteúdo renomeie o arquivo. Não como: “imagem 1”. Mas a imagem precisa ter a palavra chave no nome. Como Exemplo:

O nome da nossa matéria de exemplo é “Como o Suporte Ténico de TI Funciona?”. Nossa Palavra Chave é: “Suporte Técnico”. No nome da nossa imagem colocamos:

“Como_o_Suporte_Ténico_de_TI_Funciona_Capa”

Conteúdo

Hoje em dia cada vez mais empresas chegam ao mundo da web, deixando a disputa acirrada entre as empresas de mesmo segmento. E com difere uma da outra é o conteúdo que ela oferece em seu site.

Se você traz um conteúdo de originalidade e criatividade ao seu site, você terá uma impressão orgânica maior do que das outras empresas. Mas para que isso aconteça é necessário realizar uma pesquisa em cima dos seus concorrentes que estão como principais na web.

Analise os seguintes aspectos dessas empresas:

  • Pesquisa de palavras-chaves;
  • Criação de personas;
  • Construção do Funil de Vendas para conteúdo.

Juntando a pesquisa que você fez desses três pontos, você terá o conteúdo perfeito para implementar na sua empresa. E garantir o sucesso tão esperado.

Conteúdo Escaneável

Você sabia que na maioria das vezes dependendo do tamanho e do assunto do conteúdo que você subir no seu site as pessoas podem não filtrar a informação? Pois é, mas isso acontece com todo mundo.

Por isso antes de subir o conteúdo faça uma vistoria minuciosa e veja onde você pode inserir técnicas que farão os leitores “escanearem” aquela informação importante sem perder o interesse no conteúdo. Algumas técnicas são:

  • Parágrafos curtos;
  • Headings (ou cabeçalhos);
  • Bullet points;
  • Negrito;
  • Itálico;
  • Imagens;
  • Vídeos.

Por fim, mas não menos importante temos os Links Externos e Links Internos.

Os Links Externos são aqueles links que tem a ver com o seu conteúdo ou com a palavra ou frase que você linkou dentro do seu conteúdo. Trazendo mais visualizações para a sua empresa.

Já os Links Internos são aqueles links que são do seu próprio site. Como o que fizemos no tópico anterior, linkando a palavra “Funil de Vendas” com um conteúdo que já é nosso para que você possa entender melhor do que se trata o assunto, explicado por nós mesmos.

Incrível, não é? E nós da informaTI garantimos tudo isso para o conteúdo do site da sua empresa. Mas ainda não acabou, continue lendo porque temos muito mais para explicar sobre o SEO.

SEO: Quais São suas Técnicas?

A Google realizou uma pesquisa que mostra que muitas empresas utilizam as famosas gambiarras para garantirem um resultado orgânico, mas o que eles não sabem é que isso só irá os afetar negativamente, pois enquanto para a empresa está tudo bem, para os usuários aquele conteúdo não está do agrado.

Essas empresas costumam pôr em seu conteúdo:

  • Palavras Chaves iguais, mas escritas de forma diferente ou repeti-las várias vezes no mesmo conteúdo;
  • Colocar uma quantidade desnecessária de links externos;
  • Inserir palavras escondidas.

Essas coisas oferecem uma experiencia péssima ao usuário, pois esse conteúdo irá estar nos primeiros, mas o usuário ao entrar irá encontrar um conteúdo ruim, fazendo com que a empresa perca acessos.

Mas o Google, esperto como é, sempre lança atualizações anuais como dissemos anteriormente, e em uma dessas ela lançou duas técnicas SEO que irá punir esses sites. Nessa atualização a Google lançou as Diretrizes para Webmasters, onde irá fazer a análise e impulsionar somente os sites que seguem as regras e possuem melhores práticas.

Essas Diretrizes contam com as duas Técnicas SEO que são:

Black Hat

A Black Hat é direcionada a infrações de diretrizes do google que funcionam por um curto período de tempo. Mas ainda assim são consideradas antiéticas e mal vistas.

As técnicas Black Hat mais comuns são:

  • Keyword stuffing;
  • Conteúdo oculto;
  • Conteúdo duplicado;
  • Cloaking;
  • Doorway page (ou gateway page);
  • Linkfarm;
  • Private Blog Networks (PBN);
  • Links pagos;
  • Blog SPAM;
  • SEO negativo.

White Hat

O White Hat SEO basicamente são as técnicas que estão de acordo com as diretrizes do Google. Funcionam de médio a longo prazo, e não possui punições ou falta de ética ao utilizá-las.

As principais técnicas White Hat são:

  • Criatividade;
  • Originalidade;
  • Palavras Chaves Diversificadas (mas que seja dentro do Tema);
  • Técnicas de Ranqueamento Favoráveis.

SEO: Como Definir as Palavras Chaves?

As palavras chaves são as técnicas mais importante que irão fazer par com o conteúdo. Também conhecidas como estratégia de marketing de conteúdo, elas são definidas para que o seu conteúdo seja ranqueado entre os resultados de busca de um usuário.

Mas não são quaisquer palavras que devem ser usadas, elas sempre devem ter haver com o tema que você está tratando e com a sua empresa. E acima de tudo ela deve estar entre as mais utilizadas no momento de acordo com o assunto.

Por isso a informaTI separou um guia de 6 passos para você conseguir escolher as palavras chaves ideais para o seu conteúdo. São eles:

1° Mapeie o Conteúdo

O primeiro passo é realizar o mapeamento de conteúdo.

Nesse passo você irá realizar uma pesquisa nos sites das empresas mais visualizadas que tem o mesmo segmento que a sua. Lá você vai ver no blog quais são os assuntos mais visualizados do site.

Por isso faça um mapeamento, anote cada um dos temas de conteúdos mais visualizados para que assim você possa começar seu SEO bombando de visualizações.

2° Pesquise Palavras Chaves

Para procurar palavras chaves você pode fazer de 3 maneiras:

  • Ver as palavras chaves utilizadas nos mesmos conteúdos mais vistos que você registrou anteriormente;
  • Utilizar as mesmas palavras chaves que você está utilizando e que estão dando retorno positivo no Google Ads;
  • Ou você pode utilizar o Google Analytics, lá você conseguira saber quais são as palavras chaves que possuem mais acesso orgânico sobre o seu conteúdo.

3° Seja Criativo com Novas Palavras

Esse é o momento de você por sua criatividade no seu conteúdo. Após o levantamento das palavras chaves e do conteúdo nos dois primeiros tópicos, esse é o momento de você separá-las por definitivo.

A informaTI separou algumas ferramentas gratuitas que iram te ajudar a escolher mais algumas palavras chaves e bem vistas pelos usuários que irão te ajudar a decidir quais usar. São elas:

4° Palavras Chave de Cauda Longa

As palvras chaves de cauda longa vão te ajudar a ter um número de visualização maior. Por exemplo:

Nós da informaTI decidimos por “marketing” como palavra chave em um dos nossos conteúdos, mas você concorda que essa palavra é muito visada? Todos os nossos possíveis concorrentes utilizam essa palavra e é por isso que acrescentamos junto outra palavra chave: “marketing digital”.

O marketing digital é considerado uma palavra chave de cauda longa, pois além de ser uma alternativa complementar a palavra “marketing”, também está direcionada ao nosso conteúdo de redes sociais e sites.

5° Faça uma Documentação Geral

Nessa etapa você irá fazer uma limpa. Faça um levantamento em uma planilha de tudo que você teve que analisar até o momento. Como:

  • Dados de tráfego;
  • Custo por clique;
  • Palavras Chaves;
  • Conteúdos Escolhidos.

Em seguida com as palavras chaves na mesa você irá remover aquelas que são irrelevantes, aquelas que você vê que não faz sentindo estar ali para aquele conteúdo.

6° Monitore os Resultados

Após a publicação do conteúdo no seu site você pode realizar o monitoramento.

Analise se as palavras chaves das publicações tiveram o efeito necessário, caso você perceba que faltou algo naquela matéria você pode realizar uma alteração sempre que desejar. E otimizar seu conteúdo,

Nós da informaTI garantimos a você toda a eficiência e criatividade no conteúdo para o seu site. Sempre que desejar fazemos um levantamento dos resultados do seu site para você.

Priorizamos a criatividade e segurança do seu site, e todas as palavras chaves que colocamos nos conteúdos são sempre de acordo com o tema abordado e estão entre os mais procurados.

SEO: Quais as Ferramentas Mais Utilizadas?

Cada vez mais empresas estão optando por se juntar ao SEO. Assim faz com a disputa cresça mais entre as empresas do mesmo ramo. E para que o processo de implementar do SEO seja mais rápido no seu conteúdo foram criadas ferramentas que podem te ajudar.

Essas ferramentas vão te ajudar a poupar tempo na hora de criar toda a estrutura do SEO. São elas:

  • RD Station Marketing: essa ferramenta oferece uma estrutura completa de Marketing Digital incluindo a técnica SEO;
  • Google Search Console: essa é uma ferramenta gratuita disponibilizada pela própria google para que você possa monitorar seu site. Ela também conta com o apoio da ferramenta google analytics que te ajuda a analisar palavras chaves;
  • SEMrush: essa ferramenta é conhecida é conhecida por realizar buscas de marketing;
  • Yost SEO: essa ferramenta na verdade é um plugin complementar do WordPress onde você terá toda a estrutura que citamos anteriormente para garantir um SEO positivo.

SEO: Utilizando Além do Google

E agora vai uma notícia incrível. Você sabia que o SEO não é utilizado somente em sites e blog? Pois é, ele também pode ser utilizado em outros lugares. Como:

Youtube

Exatamente, o youtube. Você sabia que antes de alguém subir um vídeo na plataforma do youtube ele precisa passar por uma estrutura SEO?

Nessa estrutura ele conta com quase as mesmas técnicas que é utilizada para o SEO de um site, com a diferença de alguns acréscimos. Como:

  • Quanto mais Comentários Melhor;
  • Quantidade de Curtidas;
  • Tempo do Vídeo;
  • Quantidade de Visualizações
  • Quantidade de Compartilhamento;
  • Quantidade de Inscritos;
  • Conteúdo do Vídeo;
  • Palavra-Chave;
  • Descrição;
  • Capa do Vídeo.

Seguindo todos esses pontos de maneira correta o canal do Youtube da sua empresa pode chegar a ficar nos vídeos em alta.

Bing

Hoje em dia muitas pessoas, principalmente os profissionais de Marketing Digital estão acompanhando o buscador da Microsoft, o Bing.

O Bing assim como o Google está em constante atualização dos seus algoritmos. E de alguns anos pra cá ele vem se empenhando em melhor as técnicas do SEO. E assim como o google ela também criou uma ferramenta de identificar SEO que possuem as gambiarras que dissemos anteriormente, eles criaram o “Bing Webmasters Tools”.

ASO (App Store Optimization)

O ASO é uma ferramenta que tem como objetivo melhorar o ranqueamento de um aplicativo mobile da app store. Essa ferramenta possui quase os mesmos segmentos que um SEO de site. Como:

  • Palavra-Chave;
  • Meta-Descrição;
  • Título;
  • Capa.

Conte com a informaTI

Interessante, não é? E sabe o que é ainda melhor? Contar com uma equipe profissional em SEO…E nós da informaTI podemos te ajudar.

Realizamos construções de sites, redes sociais, canais de youtube e preenchemos com o conteúdo que seja ideal para a sua empresa. Sempre com a sua parceria e aprovação.

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A ideia da informaTI é que você deixe tudo que é relacionado a tecnologia por nossa conta e que para isso você não precise ter nenhum conhecimento na área.

Nossa equipe fala sua língua e está a sua disposição pra resolver e atender as suas necessidades, por mais simples ou complexas que pareçam.

Gostaria de saber mais sobre SEO (Search Engine Optimization)Entre em contato com a gente, iremos solucionar suas dúvidas e te ajudar no que for necessário.

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1 Comment
24/05/2022

olá bem legal a matéria

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