Como escolher uma impressora: de rede ou USB qual a melhor escolha pra sua empresa?
Qual é qual?
Antes de tudo é importante saber como funciona cada tipo de equipamento: a impressora USB é aquela conectada diretamente a um computador via cabo USB.
A impressora de rede por sua vez, não está conectada em um computador específico e sim ao roteador e, enquanto estiver ligada, qualquer computador da rede pode usa-la para realizar suas impressões.
Essa partilha de uso entre computadores também pode ocorrer na impressora USB, porém neste caso é necessário que o computador que esteja conectado ao cabo permaneça ligado para que os outros computadores utilizem as funcionalidades da impressora em questão Em ambos os casos as conexões podem ser com ou sem fio.
Vantagens e desvantagens:
As impressoras USBs tendem a ser mais baratas e fáceis de encontrar. São particularmente mais fáceis de serem instaladas. Para isso só é necessário ter uma porta USB disponível em uma máquina.
Normalmente também podem ser conectadas e desconectadas sem que haja a necessidade de reiniciar ou desligar o computador. Apesar de poder ser partilhada entre usuários, existe a desvantagem citada anteriormente, de que o computador ao qual está conectada via USB deve permanecer ligado para que os outros possam realizar impressões.
Podemos citar várias vantagens para o uso de impressoras em rede. Entre elas a economia proporcionada pela vantagem de não ser necessária a compra de uma impressora para cada computador. Outra economia é a de manutenção, já que precisa ser aplicada em menos equipamentos.
No caso de ambientes com vários tipos de impressoras em rede (plotter, laser, jato de tinta), o usuário pode selecionar em qual deseja imprimir. Facilitando seu trabalho de acordo com a necessidade do momento. Além disso, máquinas com sistemas operacionais diferentes (Windows, Linux etc) podem usar a mesma impressora.
Como escolher a impressora ideal?
Para realizar uma compra consciente desse tipo de equipamento, é necessário levar em consideração os seguintes pontos:
Quanto você pode gastar?
É importante pensar a curto e longo prazo, como por exemplo custo do equipamento versus custo de manutenção e insumos.
Quais funções a impressora deve ter?
Você precisa que a mesma imprima em cores ou somente em preto, que tenha função de fax, copiadora etc.
Qual qualidade de impressão é necessária?
Serão impressos somente documentos ou fotos e outros materiais que necessitem de qualidade.
Qual a quantidade de impressão?
Quantos usuários precisam utilizar o equipamento e quantas folhas serão impressas.
Quantos equipamentos serão usados?
Um mesmo usuário ou usuários fazem impressões em equipamentos diferentes? Como plotter, laser etc.
A partir dessas respostas você poderá optar pelo equipamento ideal para sua empresa, de acordo com as suas necessidades.
A informaTI pode te ajudar nessa escolha por tipo de impressora e tipo de instalação. Ligue pra gente!
Leia também