Marketing Digital: O que é o Funil de Vendas?

Marketing Digital: O que é o Funil de Vendas?

Hoje em dia, com a tecnologia existente, está cada vez mais fácil conseguir chamar a atenção de novos clientes. Mas como o processo de atrair a atenção dos clientes funciona?

Hoje e InformaTI está disposta a responder essa questão. Iremos explicar o que é e como implementar um dos melhores métodos do Marketing Digital: o Funil de Vendas.

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Funil de Vendas: O que é?

Objetivamente o funil de vendas é um método utilizado para fazer com que seus futuros e atuais clientes conheçam mais sobre a sua empresa.

Dentro do marketing digital, o funil de vendas funciona através de combinações táticas de marketing e possui a forma de uma pirâmide invertida com três etapas: o topo, meio e fundo do funil.

O processo funciona em mover o suposto cliente do topo do funil e trazê-lo para o fundo, assim a empresa garante um cliente fiel. Aquele cliente que compartilha sua empresa, seus serviços ou produtos para os amigos e familiares.

Mas para que você possa implementar o funil de vendas na sua empresa, você necessita ter acesso fácil ao marketing digital. Que é composto por redes sociais (facilita sua popularidade), sites e blogs que mostrarão mais sobre seu negócio, com diversos temas que a sua empresa tem contato.

Funil de Vendas: Como sua estrutura funciona dentro do Marketing Digital?

Agora que você já sabe o que é o funil de vedas, iremos explicar a seguir como a sua estrutura funciona dentro do marketing digital.

Como falamos anteriormente sua estrutura é composta por três níveis. São eles:

Topo

Essa é uma das etapas mais importantes da estrutura do funil. Pois é nessa etapa que você vai mostrar ao seu futuro cliente tudo o que a sua empresa oferece. Esse processo de apresentar seus serviços será feito por meio de:

  • Redes sociais;
  • Sites;
  • Patrocínio;
  • Campanhas de Branding.

Ao apresentar seus serviços aos seus clientes utilize frases que se relacionam com os seus serviços. Assim ele irá poder se identificar em um dos seus serviços.

Para que você possa entender melhor, vamos imaginar que você é uma empresa de TI. Assim suas frases devem ser direcionadas aos serviços que sua empresa oferece, como:

  • Sua máquina está lenta?
  • Precisa de um site para a sua empresa?
  • Gostaria de facilitar sua vida com dados na nuvem?

Esses são tipos de frases que promovem sua marca e seus serviços. Tendo como objetivo primordial mostrar ao cliente os seus serviços que podem vir a solucionar os atuais problemas do cliente.

Meio

Nessa etapa é hora de dar uma amostra ao seu futuro cliente. Aqui você irá levar o cliente ao seu site, onde irá pedir a ele preencher um formulário que será compartilhado com a sua empresa.

Esse formulário terá como objetivo realizar uma troca de conteúdo ou uma oferta de qualidade. Aqui o cliente se transforma em um lead. E para realizar essa etapa será utilizados softwares de marketing digital. Como:

  • Redes Sociais;
  • SMS (Marketing);
  • Marketing de Conteúdo;
  • E-mail (Marketing Automatizado).

No conteúdo gratuito que você apresentar para determinados clientes, você estará promovendo ainda mais sua marca e garantindo um novo cliente, e trazendo ainda mais chances de levar seu cliente ao fundo do funil.

Fundo

Essa etapa é onde ocorre o momento tão aguardado. Pois é aqui onde o cliente irá fechar contrato com a sua empresa. Cujo processo se chama conversão de vendas. Que tem como objetivo primordial medir o sucesso do seu funil.

É nesse momento que você deve dar um empurrãozinho para que o seu cliente se sinta 100% satisfeito e seguro de fechar contrato com você. Por exemplo se você for um e-commerce, as melhores motivações seriam:

  • Frete grátis;
  • Cupom de Desconto.

Todos os benefícios que você possa oferecer aos seus clientes como uma forma de garantir a lealdade dele você poderá usar.

Funil de Vendas: Como montar no Marketing Digital?

Agora que você já sabe como funciona a estrutura do funil de vendas, chegou a hora de entender melhor como essa estrutura funciona dentro do marketing digital.

Para isso separamos esse processo em etapas. Veja a seguir…

Qual produto será oferecido?

Primeiramente você deve conhecer os quatro elementos do funil. São eles:

  • Custo e Forma de Pagamento;
  • Formato;
  • Entrega;
  • Componentes.

Com isso você precisa decidir qual serviço ou produto que você irá oferecer ao cliente. E as ofertas irão variar, pois depende do que o serviço e os produtos se tratam.

Quem irá consumir a oferta?

Agora que você já sabe o que vender, chegou a hora de decidir para quem.

Você de certa forma já sabe qual o cliente, mas para isso é necessário traçar alguns pontos sobre ele. Como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Onde mora;
  • Estado Civil;
  • Interesses;
  • Com o que trabalha;
  • O que gostaria.

Tendo isso anotado você já consegue ter um perfil completo sobre o seu futuro cliente.

Crie Ofertas

Geralmente é através do landing page que você irá mostrar as ofertas para o seu futuro cliente. Geralmente integrado ao site, onde aparece um formulário para o cliente preencher com informações sobre as vantagens e ofertas que sua empresa irá oferecer.

O Landing Page tem como objetivo atrair a atenção de muito mais clientes.

Alguns exemplos de ofertas são:

  • E-books;
  • White papers;
  • Plug-ins;
  • Aplicativos;
  • Vídeos;
  • Guias de instruções.

Faça a Otimização de Mensagens e E-mails

Após o cliente ter preenchido o formulário querendo saber as ofertas, você irá enviar diretamente ao cliente, por meio de uma automação de marketing, mais sobre sua empresa, ou seja, mais dos seus serviços e produtos.

Assim você mostra aos clientes outras opções de serviços e produtos do qual ele pode vir a se interessar.

Construa uma Landing Page

Em uma Landing Page você dever incluir:

  • Título objetivo sobre a oferta;
  • Quatro a cinco benefícios;
  • Gráficos simples, mas que chamem a atenção;
  • Uma área para que eles coloquem seus contatos e informações.

Conecte seu Funil ao Marketing Digital

Para que tudo ocorra corretamente, você deve ligar o seu funil ao marketing digital. Assim em todos os cadastros feitos no leading page você terá acesso e poderá enviar os benefícios certos a casa um dos clientes.

Realize o Direcionamento para a Página de Destino

Para que ocorra esse direcionamento você deve:

  • Produzir conteúdo nas redes sociais;
  • Incentive os novos clientes cadastrados a compartilharem com amigos e conhecidos;
  • Utilize o SEO (Otimização de Mecanismos de Pesquisa), assim sua página será um conteúdo diretamente visível através do google;
  • Faço o investimento de anúncios pagos. Exemplos: Facebook Ads, Google AdWords e muito mais.

Estabeleça Fidelidade

O sistema CRM é uma boa opção para você saber quais são os clientes que sempre buscam você para possíveis soluções.

Isso significa que o cliente é fiel aos seus serviços, principalmente quando ele sempre sai satisfeito.

Teste seu Funil

Uma boa escolha para essa etapa final é ter em seu funil um indicador de desempenho. Pois enquanto o seu trafego de clientes aumenta em seu site você deve verificar como ele converte e qualifica seus clientes.

Quando o Funil é criado corretamente. Você terá um aumento de:

  • Leds qualificados;
  • Visibilidade entre os clientes;
  • Receita geral nos seus negócios.

Agora que você já sabe como um funil de vendas funciona, você já está apto para contar com a InformaTI. Nós fazemos a implementação do Funil de Vendas na sua empresa. Atraindo mais clientes e qualidade de marketing para seu negócio.

A ideia da InformaTI é que você deixe tudo que é relacionado a tecnologia por nossa conta e que para isso você não precise ter nenhum conhecimento na área.

Nossa equipe fala sua língua e está a sua disposição pra resolver e atender as suas necessidades, por mais simples ou complexas que pareçam.

Gostaria de saber mais sobre o Funil de Vendas? Entre em contato com a gente, iremos solucionar suas dúvidas e te ajudar no que for necessário.

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