Quais são os Profissionais que Trabalham na Equipe de Marketing?
No blog de hoje, nós da informaTI iremos te ajudar entender como funciona um fluxograma de profissionais do Marketing.
Iremos explicar cada etapa do fluxograma e quais os objetivos de cada profissional dentro da equipe. Assim você entenderá como funciona uma equipe de Marketing
Fluxograma de Equipes
Antes de mais nada saiba que todas as áreas de serviços contam com um fluxograma de profissionais da equipe. Esse fluxograma serve para sabermos onde cada profissional atua e quem está no comando de tudo.
Portanto já vamos adiantar que existem 5 tipos de fluxogramas no Marketing Digital. São eles:
- Micro Equipe de Marketing Digital;
- Pequena Equipe de Marketing Digital;
- Média Equipe de Marketing Digital;
- Grande Equipe de Marketing Digital;
- Completa Equipe de Marketing Digital.
Quer entender cada um deles? Vamos lá.
1° Micro Equipe de Marketing Digital
Sempre tenha em mente que o gerente sempre estará presente em todas as etapas, pois todas as equipes precisam de um profissional capacitado no comando para manter a produção em ordem.
Geralmente empresas iniciantes possuem uma Micro Equipe de Marketing Digital. E nessa equipe contamos com apenas 3 profissionais. São eles:
- Gestor Geral ou Gerente de Marketing;
- Analista de Marketing Digital;
- Designer.
Para que possamos entender mais sobre cada um deles, vamos explicar seus objetivos e funções na equipe. São eles:
Gestor Geral ou Gerente de Marketing
Formação: Administração, Marketing, Publicidade, TI (tecnologia da informação, computação) ou Jornalismo.
Objetivos na Equipe: aumento da produtividade da equipe, distribuição do orçamento, alcance de metas, acompanhamento de resultados das campanhas e da produtividade da equipe.
Analista de Marketing Digital
Formação: Marketing, Publicidade, TI (tecnologia da informação, computação), Design ou Jornalismo.
Objetivos na Equipe: Planejamento de Marketing e Gestão de Marca (branding), Atendimento na Equipe de Marketing Digital, Planejamento de Campanhas, Estratégia de Comunicação, Estratégia Digital, Análise, Conceito, Redação,
HI/HE, SEO,Publicação.
Designer
Formação: Design, Fotografia, Jornalismo, Marketing ou Publicidade.
Objetivos na Equipe: edição de imagens e vídeos, fotografia e captação de vídeo, aplicação de conceitos de usabilidade, criação de layout de sites, criação de e-mail marketing.
2° Pequena Equipe de Marketing Digital
Neste modelo a equipe conta com o apoio de mais um profissional.
Porém aqui o analista também irá desempenhar o papel do coordenador. Mas a equipe ainda conta com o ponto primordial do Gestor, sempre lembrando que todos os profissionais devem ser multidisciplinares, ou seja, possuem diversas funções ao mesmo tempo.
Nesse modelo a equipe conta com os mesmos profissionais da Micro Equipe com o acréscimo demais um profissional. Sendo ele o:
- Assistente de Marketing Digital.
Para que possamos entender mais sobre ele, vamos explicar seus objetivos e funções na equipe. São eles:
Assistente de Marketing Digital
Formação, cursando ou técnico: Marketing, Publicidade, Design ou Jornalismo.
Objetivos na Equipe: Atendimento na Equipe de Marketing Digital, Conceito, Redação, SEO, HI/HE, Publicação.
3° Média Equipe de Marketing Digital
Na equipe Média de Marketing Digital é quando a empresa já consegue atingir 25 clientes com projetos grandes por mês. Essa é uma equipe que possuem um aumento perceptivo de profissionais.
Nesse modelo contamos com 3 novos profissionais, e um opcional. São eles:
- Coordenador de Marketing Digital;
- Programador;
- Redator;
- CMO (Diretor de Marketing) – esse profissional é opcional, você pode escolher ele ou continuar com o seu antigo Gerente de Marketing das duas equipes anteriores.
Para que possamos entender mais sobre cada um deles, vamos explicar seus objetivos e funções na equipe. São eles:
CMO (Diretor de Marketing)
Formação: Administração, Marketing, Publicidade ou Vendas.
Objetivos na Equipe: conecta a estratégia da empresa com a estratégia da equipe de marketing. Priorização de projetos, captação de orçamento e acompanhamento dos resultados.
Coordenador de Marketing Digital
Formação: Administração, Marketing, Publicidade, TI, Design ou Jornalismo.
Objetivos na Equipe: distribuição de tarefas, planejamento de marketing e gestão de marca (branding), atendimento na equipe de marketing digital, HI/HE, atendimento, avaliação da qualidade técnica das entregas.
Programador
Formação: Design, TI ou Ciência de Dados.
Objetivos na Equipe: construção, ajuste e evolução de websites, blogs e lojas online. Contratação de hospedagens e publicação de sites, implementação de plug-ins e ferramentas em sites, as vezes projeta a estrutura e o design.
Redator
Formação: Jornalismo, Marketing ou Publicidade.
Objetivos na Equipe: responsável pelo roteiro, ou seja, produção de conteúdo para mídias sociais, roteiro de vídeos, narrações, textos institucionais e textos para anúncios em geral.
4° Grande Equipe de Marketing Digital
Essa equipe se trata de uma equipe que cada dia que passa gera mais oportunidades de profissionais, tendo mais de um profissional de cada equipe anterior.
Além de terem a capacidade ideal para produzir portfólios grandes e uma maturidade de marketing digital avançada, ele também pode dobrar o número de clientes mensais para 50.
Nesse modelo contamos com 3 novos profissionais. São eles:
- Analista de Marketing (agora a equipe terá 1 Analista de Marketing e 1 Analista de Marketing Digital);
- Cientista de Dados;
- Analista de Mídia Social.
Para que possamos entender mais sobre cada um deles, vamos explicar seus objetivos e funções na equipe. São eles:
Analista de Marketing
Formação: Marketing, Publicidade, Design ou Jornalismo.
Objetivos na Equipe: Planejamento de Marketing e Gestão de Marca (branding), Planejamento de Campanhas, Estratégia de Comunicação, Captação de estratégia com cliente interno ou externo, conhecimento do portfólio, planejamento de tema das campanhas. Acompanhamento do mercado (concorrentes) e referências no mundo digital.
Cientista de Dados
Formação: Marketing, Publicidade, TI (tecnologia da informação, computação) ou matemática.
Objetivos na Equipe: Planejamento de Campanhas, Estratégia Digital, Monitoramento, Apresentação de Resultados.
Analista de Mídia Social
Formação: Marketing, Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas, Vendas ou Administração.
Objetivos na Equipe: Atendimento nas Mídias Sociais (SAC 2.0), criação de conceito para publicação, redação de anúncios e publicação nas mídias.
5° Completa Equipe de Marketing Digital
Por fim chegamos a equipe de Marketing Digital dos sonhos de todas as empresas.
A equipe completa de Marketing Digital é constituída por diversas áreas onde muitas delas é necessário mais de um profissional da mesma área. Formando uma equipe engajada e como o próprio nome diz, completa.
Nessa equipe a empresa é capaz de cuidar do marketing digital de empresas multinacionais ou dobrar os clientes para 100 clientes mensais. Aqui temos um aumento considerável de novas áreas para a equipe.
OBS: Na equipe completa de Marketing Digital o CMO (Diretor de Marketing) e o Gerente de Marketing são OBRIGATÓRIOS, assim mantendo a organização de uma grande equipe de marketing.
Nesse modelo contamos com 9 novos profissionais. São eles:
- Programador Front-end (desenvolvedor);
- Programador Back-end (desenvolvedor);
- Arquiteto de Software;
- Analista de Atendimento;
- Analista de Marca;
- Analista de Qualidade;
- Analista de SEO;
- Analista de UX (User Experience ou experiência do usuário);
- Analista de CRO (Conversion Rate Optimization ou Otimização da Taxa de Conversão).
Para que possamos entender mais sobre cada um deles, vamos explicar seus objetivos e funções na equipe. São eles:
Programador Front-end (desenvolvedor)
Formação: TI (tecnologia da informação, computação) ou Design.
Objetivos na Equipe: construção da camada de interface de sites, blogs e aplicativos.
Programador Back-end (desenvolvedor)
Formação: TI.
Objetivos na Equipe: construção da camada de negócio e acesso a dados de sites, blogs e aplicativos.
Arquiteto de Software
Formação: TI.
Objetivos na Equipe: cuida da construção, qualidade e produtividade do ecossistema de plataformas online.
Analista de Atendimento
Formação: Marketing, Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas, Vendas ou Administração.
Objetivos na Equipe: Atendimento na Equipe de Marketing Digital e Apresentação de Resultados.
Analista de Marca
Formação: Marketing, Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas, Vendas ou Administração.
Objetivos na Equipe: Planejamento de Marketing e Gestão de Marca (branding),
HI/HE.
Analista de Qualidade
Formação: Administração, Marketing, Publicidade ou TI.
Objetivos na Equipe: validação da qualidade dos processos de construção (site, blog, aplicativo) e criação (conteúdo e anúncio), criação e atualização de indicadores de qualidade, propõe soluções para melhoria nos processos de construção e de criação além de cuidar do HI/HE.
Analista de SEO
Formação: Publicidade, Marketing, TI, Matemática ou Estatística.
Objetivos na Equipe: Planejamento de Marketing e Gestão de Marca (branding), Redação, HI/HE, criação de estratégias de SEO, revisão de SEO em textos, otimização de SEO.
Analista de UX (User Experience ou experiência do usuário)
Formação: Design.
Objetivos na Equipe: Design, Construção, HI/HE e Monitoramento. Responsável pela projeção da melhor experiência de navegação e utilização das plataformas online, análise do comportamento dos usuários visando o aumento das taxas de interação e conversão.
Analista de CRO (Conversion Rate Optimization ou Otimização da Taxa de Conversão)
Formação: Design ou TI.
Objetivos na Equipe: Construção, HI/HE e Monitoramento. Além da análise de métricas de conversão, definição de estratégias, especificação de ajustes para desenvolvimento e criação, aplicação de alterações simples, pesquisa e operação de ferramentas de CRO.
Terceirize uma Equipe de Marketing
Mas sabe o que é ainda melhor? Terceirizar uma equipe de Marketing Digital.
E nós da informaTI oferecemos uma equipe especializada em marketing digital pronta para alavancar o sucesso da sua empresa e garantir que mais clientes chegue até você. Iremos oferecer artes de qualidade com um calendário de postagens regular dentro de todas as normas e SEO.
Conte com a informaTI
A informaTI está aqui para te ajudar a alcançar seu público alvo com um Marketing Digital de qualidade em suas redes sociais. Sempre com um orçamento que cabe no seu bolso e um time profissional para te ajudar.
A ideia da informaTI é que você deixe tudo que é relacionado a tecnologia por nossa conta e que para isso você não precise ter nenhum conhecimento na área.
Nossa equipe fala sua língua e está a sua disposição pra resolver e atender as suas necessidades, por mais simples ou complexas que pareçam.
Gostaria de saber mais sobre quais são os Profissionais que Trabalham na Equipe de Marketing? Entre em contato com a gente, iremos solucionar suas dúvidas e te ajudar no que for necessário.
Leia Também