Home Office seguro durante a quarentena
Em muitas empresas do Brasil e do mundo, o Home Office já faz parte da rotina. Porém, após os últimos acontecimentos referente a pandemia de corona vírus, muitas empresas passaram a adotar essa modalidade como forma de privar seus funcionários e clientes de uma possível contaminação.
Mas qual a melhor forma de seus funcionários trabalharem em casa visando a segurança dos dados de sua empresa?
Ambiente virtual seguro
Muitas vezes, as conexões domésticas à Internet são acessíveis não apenas ao seu funcionário, mas também a um possível invasor. Assim, é melhor não compartilhar segredos corporativos nesses canais de comunicação.
Para solucionar esta questão, a informaTI indica que a conexão com os recursos corporativos, como servidores, sejam feitos através de VPN.
As VPNs são redes privadas virtuais que criam uma conexão segura e criptografada, que pode ser considerada como um túnel, entre o computador do seu funcionário em casa e o servidor da sua empresa. Esse tipo de conexão pode ser configurada por nossa equipe, entre em contato conosco.
Computadores
Nossa recomendação é que os funcionários utilizem máquinas e celulares corporativos para o uso em suas casas. Isso permite que a empresa possa monitorar o uso desses equipamentos, restringir acessos e instalações indevidas e o mais importante, pode implementar medidas de seguranças apropriadas nesses equipamentos.
Caso isso não seja possível, instrua seu funcionário a ter um bom antivírus instalado neste computador e a manter o sistema operacional sempre atualizado.
Podemos realizar essas tarefas para você, nos certificando que as máquinas estão em perfeitas condições de segurança.
Comunicação entre colegas
Como a comunicação física entre colegas de trabalho fica impossibilitada no HomeOffice, a troca de mensagens é a melhor maneira de discutir problemas da empresa.
Nestes caso aconselhamos que se utilize sempre o e-mail comercial. É importante também desconfiar de solicitações de dados confidenciais por parte de qualquer um.
Verifique se o servidor de emails da sua empresa possui políticas de segurança rigorosas.
Recomendamos a utilização do e-mail Exchange da Microsoft pois, além de uma segurança muito alta, as caixas ficam sincronizadas em todos os aparelhos que utilizam a conta. Ou seja, o email pode ser aberto tanto na empresa quando na casa do seu funcionário com o mesmo conteúdo. Além de possibilitar o monitoramento completo das informações por parte da empresa.
A informaTI pode te auxiliar nessa migração de servidores de e-mail, entre em contato e faça um orçamento sem compromisso.
Trabalho em equipe
Estabeleça que todos os compartilhamentos de arquivos e informações entre a equipe sejam feito em ambientes seguros, como plataformas de colaboração que exijam cadastro via endereço de e-mail corporativo. Outra medida é que os funcionários sejam conscientizados a usar somente a ferramenta homologada e disponibilizada pela empresa para a comunicação interna, evitando vazamento de dados.
Aplicando essas medidas de segurança sua empresa está preparada para ter funcionários trabalhando na modalidade Home Office. Nós da informaTi podemos te ajudar em todos os processos citados na matéria.
Temos uma equipe experiente e desenvolvemos planos e orçamentos personalizados e adptados a realidade do seu negócio.
Entre em contato conosco, tire todas as suas dúvidas e faça um orçamento sem compromisso!
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